> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:Dengue, atenção básica e Hospital de Base são prioridades da Saúde

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ITABUNA-BA:Dengue, atenção básica e Hospital de Base são prioridades da Saúde

Ao considerar que a dengue, a reestruturação da atenção básica e do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães são as principais prioridades na área da Saúde, o secretário Geraldo Magela definiu agenda emergencial visando a melhoria dos serviços e do atendimento ao público. A grande meta é a retomada da gestão plena da saúde pelo município de Itabuna.
        Propondo uma gestão republicana e suprapartidária, ele destacou que a ideia é trabalhar com transparência, informando sempre à população que também deve ser mobilizada na luta contra a dengue, que tem registrado importantes avanços em Itabuna, como a redução de 90% infestação predial do mosquito aedes aegypti e nenhum óbito registrado nos últimos 12 meses.
        Geraldo Magela defendeu o resgate da saúde pública de Itabuna, bem como a atração de novos investimentos privados no setor: “A nossa missão na Secretaria Municipal de Saúde é salvar cada vez mais vidas, com uma atenção básica um sistema de vigilância e prevenção funcionando de forma eficiente”, argumentou.

Perdas

        O secretário acredita que Itabuna poderá se consolidar como o segundo grande pólo baiano de saúde, com uma estrutura capaz de auxiliar a rede estadual. Lembrou ainda, que hoje, o comando da saúde de Itabuna em termos de média e alta complexidade está em mãos estado, que vem gerindo recursos da ordem de R$ 8 milhões mensais, atuando apenas como repassador de recursos para o Hospital de Base e outros prestadores de serviços locais.
        Outra prioridade para ele é a regularização dos salários de 1,7 mil servidores da saúde e do Hblem, que têm um custo mensal de mais de R$ 3,5 milhões, apesar da redução de recursos para o município com a perda da gestão plena.

Secretário pede voto de confiança

        Há uma semana no cargo, Magela pediu um voto de confiança à população e anunciou gestões junto à Sesab e ao Ministério da Saúde para a obtenção de recursos e equipamentos para o Hospital de Base: “Itabuna tem a seu favor uma boa infraestrutura e uma equipe de profissionais de alto nível na saúde. A nossa meta é construir um pacto para a saúde, resgatando os fundamentos do SUS e a qualidade dos serviços”.
        Elogiando o trabalho iniciado pelo seu antecessor, Antônio Vieira, ele defendeu a retomada da gestão plena, um trabalho já em fase de construção e que está sendo discutido com o Conselho Municipal da Saúde e que será levado ao Comitê Intergestor Bipartite e ao Comitê Tripartite
        Acredita que a gestão deveria ter sido devolvida seis meses após o descredenciamento do município de Itabuna e que a retomada deverá ocorrer em pouco tempo, a partir da definição de metas claras, “a retomada da gestão não será nenhum favor, mas por merecimento de Itabuna. Hoje, quem responde pela alta e média complexidade é o Estado, mas o município vem sendo onerado com os custos de mais de 1,7 mil servidores”, complementou.

Passos

        Outro passo para a retomada da gestão plena tem como fundamento para o secretário a recuperação da atenção básica e do Hospital de Base, onde está sendo implementado um programa de humanização do atendimento, com a implantação de um sistema de triagem dos pacientes.
        Já o Hblem, que foi construído há 12 anos, precisa ser reequipado e de investimentos na modernização da cozinha e da lavanderia, bem como a ampliação do número de leitos na UTI. “Queremos executar um plano em curto, médio e longo prazo para que possamos dotar o hospital de boas condições de funcionamento e eficiência no atendimento”.

Parceria

        Para Geraldo Magela a estratégia envolve parcerias diversas, inclusive uma reunião já realizada com um grupo de médicos para discutir a ampliação dos serviços do Hospital de Base, com a implantação de unidades de cirurgias bariátricas, cardiovasculares e  neurocirúgicas, além de outros serviços.
        A grande discussão, segundo ele, não é mais sobre estadualização ou não do Hospital de Base, mas sobre como melhorar os seus serviços e atender aos pacientes de mais de 120 municípios, do Sul, Extremo Sul e do Sudoeste do estado.

Ouvidoria

        Outro projeto anunciado na entrevista foi o da implantação da Ouvidoria da Saúde, com a ampliação do sistema de controle. Também está sendo implementado um acordo com a Fundação Estatal Saúde da Família, que vai ceder médicos para a rede de postos de saúde, “a proposta é ampliar a atenção básica de 47% para 60%”.
        Ao anunciar que o projeto em implantação visa tornar Itabuna referência em saúde na Bahia através da definição de um sistema de resultados com metas, que pode servir de modelo para outros municípios e até mesmo para o Estado.

        Estadualização

        Quanto à alternativa de estadualização do Hblem, Magela considera que essa proposta seria viável somente em última instância, ou seja, “se nós fracassarmos neste projeto, mas aí eu iria pedir demissão. Estadualizar é inverter até mesmo o que o estado vem fazendo, com a terceirização de serviços hospitalares através da iniciativa privada ou de organizações não governamentais. Além do mais, o secretário Jorge Solla vem realizando a melhor gestão da nossa história, com um trabalho e perfil municipalista”, finalizou.

SAGCS/PMI - Texto: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário