> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:Combate à dengue terá participação da comunidade

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ITABUNA-BA:Combate à dengue terá participação da comunidade

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, defendeu a integração de ações e a mobilização da comunidade na luta contra a dengue, em uma reunião na manhã desta terça-feira, (18) em seu gabinete com os secretários de Saúde, Geraldo Magela; de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita; de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino; de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Ramiro Aquino e o presidente da Emasa, Alfredo Melo, além de técnicos e assessores do governo municipal.
O secretário Geraldo Magela explica que na guerra contra a dengue o município vem fazendo a sua parte, mas é preciso sempre intensificar as ações e continuar investindo na sensiblização da comunidade e na mobilização das suas lideranças, através de um trabalho educativo e com a realização de mutirões nos bairros onde a infestação predial é maior.
A ideia, segundo ele, é integrar as ações das diversas secretarias como a Sedur, Meio Ambiente e a própria Emasa no sentido de realizar intervenções em áreas criticas, com a retirada de entulho, limpeza de canais e através da campanha de casa em casa, além do papel fundamental desempenhado pelos agentes de endemias através das visitas domiciliares.
Uma proposta, segundo Magela, é ampliar os mutirões e palestras – a Vigilância Epidemiológica e a Coordenação Municipal do Combate à Dengue programaram cinco ações até fevereiro -, com a mobilização de cinco mil servidores municipais para atuarem nos 10 bairros onde ocorre uma maior infestação predial.
Ele destaca que o governo municipal pretende obter o apoio do Estado e da União para que ajudem na tarefa: “O combate à dengue exige uma parceria permanente e uma efetiva mobilização da sociedade civil organizada, mas sem deixar de lado os investimentos em infraestrutura. A proposta é conseguirmos chegar até março em todas as áreas criticas”,
Para Geraldo Magela um ponto importante a destacar nesta luta contra a dengue, enfrentada pelo atual governo desde o início de sua gestão, foi a significativa queda da taxa de infestação predial, apesar de ainda estar longe do ideal. O governo municipal também decretou estado de emergência, o que facilitará a implementação rápida das medidas anunciadas agora.SAGCS – PMI Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto  

Nenhum comentário:

Postar um comentário