> TABOCAS NOTICIAS : ESPORTE CLUBE BAHIA: 80 ANOS DE HISTÓRIA

domingo, 2 de janeiro de 2011

ESPORTE CLUBE BAHIA: 80 ANOS DE HISTÓRIA

Os heróis de 1959 e 1988 estão na história, todos sabem. Do mesmo jeito, Carlito, Beijoca, Douglas, Eliseu, Raudnei e tantos outros nunca vão sair da memória dos tricolores fanáticos e apaixonados.

Que tal lembrar, então, de momentos pouco conhecidos e que também fazem parte dos 80 anos de conquistas, decepções e muito, muito amor?

Da junção entre o Bahiano de Tênis e da Associação Atlética saiu o Bahia. A inatividade de alguns jogadores daquelas equipes, que deixaram de participar das competições oficiais no final da década de 20, pode ter gerado a ideia de fundar o Esporte Clube Bahia.

Parabéns aos torcedores tricolores, que ajudaram a construir essa linda história de amor


Os jogadores, sem clube, fizeram um time para jogar no Recôncavo e na Ilha de Itaparica. Como naquele tempo havia pouco carro e as estradas quase não existiam, as viagens eram feitas de barco a vapor.

Depois de um grande temporal e um susto maior ainda, um dos pioneiros logo lançou a ideia de jogar em Salvador. Ali foi o ponto de partida para uma história de tantos títulos e glórias alcançadas.

A galera, depois de inúmeras reuniões, pensou no nome Atlético Bahiano, com as cores preto, azul e branco. Waldemar Costa, o primeiro presidente, logo retrucou. “Preto em camisa de time dá azar”.

Sem quererLogo o preto foi trocado pelo vermelho e a associação às cores e ao nome do Estado foi inevitável. Simples, meio sem querer, nasceu o Esporte Clube Bahia, em 1º de janeiro de 1931.

Dali pra frente, a sucessão de fatos fizeram com que esse clube ganhasse tantos torcedores. Estima-se que são quase três milhões. Pouco importa quantos são, se o amor é a maior estatística já vista. Isso, o tricolor tem de sobra...
Lourinho e seus bonequinhos de vudu. Ele espetava os rivais para não jogarem bem contra o Bahia. Funcionava? No coração da torcida tricolor funcionava, sim. Lourinho se aposentou e deixou o substituto: Binha de São Caetano. Sem as mesmas ‘habilidades’ do anterior, mas com muito amor pelo Bahia. O cara vai em todos os jogos!
Queridos, Lourinho e Binha também estão na memória de todosLourinho e seus bonequinhos de vudu. Ele espetava os rivais para não jogarem bem contra o Bahia. Funcionava? No coração da torcida tricolor funcionava, sim. Lourinho se aposentou e deixou o substituto: Binha de São Caetano. Sem as mesmas ‘habilidades’ do anterior, mas com muito amor pelo Bahia. O cara vai em todos os jogos!
Clube faz promoção e prepara show ainda em janeiroA torcida do Bahia pode se preparar. Ainda em janeiro, o clube vai fazer um show para comemorar os 80 anos de fundação. Quem confirma tudo é o diretor de Marketing do clube, Sacha Mamede. “Não escolhemos a data porque estamos esperando a confirmação das bandas. Mas vai ser no Parque de Exposições no final do mês”, diz.
Além disso, o dirigente promete lançar camisas comemorativas para celebrar esse momento. O título baiano de 1994 é uma das opções. O clube também vai fazer um jantar no dia 27 de janeiro para 400 convidados.
Aproveitando o embalo, o torcedor que gravar um vídeo ou tirar foto mostrando a comemoração de 80 anos no Reveillon, vai concorrer a dois ingressos para o primeiro jogo do Bahia em Pituaçu. É só acessar o site do clube: esporteclubebahia.com.br  Informações de miro.palma@redebahia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário