> TABOCAS NOTICIAS : AMAZONAS & PIAUÍ: ELEITORES ESCOLHEM NOVOS PREFEITOS

sábado, 15 de janeiro de 2011

AMAZONAS & PIAUÍ: ELEITORES ESCOLHEM NOVOS PREFEITOS

Neste mês, eleitores de cidades no Amazonas e Piauí voltam às urnas para escolher novos prefeitos. A eleição em Tefé (AM) vão seré no dia 23. Já em 30 de janeiro, será a vez dos eleitores das cidades de Campo Maior e Morro Cabeça no Tempo, ambas no Piauí, elegerem seus prefeitos e vices.
As eleições suplementares, que ocorrerão num domingo (16), foram determinadas pelo respectivo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de cada Estado.

O TRE do Amazonas solicitou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o envio de força federal para garantir a ordem pública e o bom andamento da eleição suplementar em Tefé. O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, é o relator do pedido.
Em 25 de novembro de 2010, o plenário do TSE decidiu, por maioria de votos, manter a cassação do prefeito eleito em 2008 no município de Tefé (AM), Sidônio Trindade Gonçalves. A cassação foi julgada primeiramente pelo TRE-AM, para quem o político estaria exercendo o quarto mandato consecutivo.

Prefeito de Alvarães nas gestões 1996-2000 e 2000-2004, Sidônio se afastou do cargo ao final do segundo mandato, para concorrer à prefeitura do município vizinho de Tefé, cargo para o qual foi eleito em 2004 e reeleito em 2008. Ao se pronunciar sobre a situação, o TRE amazonense determinou a cassação e a realização de novas eleições no município.
Campo Maior e Morro Cabeça
Também na sessão plenária do dia 25 de novembro de 2010, o TSE manteve a cassação do prefeito Joãozinho Félix ,de Campo Maior, que fica 80 km ao norte de Teresina. A Corte considerou Joãozinho Félix inelegível por cumprir o quarto mandato consecutivo de prefeito em municípios diferentes, situação conhecida como "prefeito itinerante".

Em 13 de dezembro de 2010, o TRE do Piauí manteve a decisão do juiz Rafael Mendes Paludo, da comarca de Avelino Lopes, que cassou o mandato do prefeito de Morro Cabeça do Tempo, Gedeon Deveza da Rocha, e de seu vice-prefeito, Antonio Francisco do Rego Neto. Eles foram afastados dos cargos acusados de compra de votos nas eleições de 2008. Informações Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário