> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA:Seminário discute as estratégias para desenvolvimento econômico

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ITABUNA:Seminário discute as estratégias para desenvolvimento econômico

Unir o setor público e iniciativa privada com o objetivo de discutir, propor e implementar estratégias para o desenvolvimento da indústria, do comércio, do segmento de serviços e do turismo,  foi o objetivo central de um seminário realizado hoje (15), no auditório da FTC, promovido pelo governo municipal através da Secretária de Indústria, Comércio e Turismo. A proposta visa consolidar Itabuna como um grande polo regional, beneficiando-se dos investimentos direcionados para o complexo intermodal que inclui a Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul.
Para o prefeito Capitão Azevedo, a ideia é aproveitar as potencialidades de Itabuna, maior centro urbano regional de comércio e serviços, através de uma articulação entre o governo municipal e a iniciativa privada. Destacou que a cidade já vem atraindo investimentos importantes em especial no setor da construção civil ao longo dos dois últimos anos e tem vários projetos em andamento na área federal para captação de recursos.
Azevedo destacou ainda o papel do governo municipal como indutor do desenvolvimento ao direcionar investimentos em obras de infraestrutura e em projetos estruturantes: “Estamos aqui com humildade para discutir, ouvir e valorizar o que os empresários esperam para o desenvolvimento de Itabuna.”
Dificuldades
Ele observou ainda, que em função da carência de recursos o município tem dificuldade de atender às demandas existentes e citou como exemplo exitoso, a construção da ponte do São Roque, que acabou resultando na abertura de mais um acesso para o semi-anel rodoviário, melhorando a mobilidade urbana e  atraindo um investimento de R$ 40 milhões para mil habitações através do Programa Minha Casa, Minha Vida.
O prefeito destaca que como todas as cidades que tiveram crescimento explosivo e sem planejamento, Itabuna tem carências sérias de infraestrutura, o que implica a necessidade de construção da barragem de Itajú do Colônia, da implantação de um sistema de saneamento básico e de um plano de melhoria da malha viária, a exemplo do projeto de duplicação do trecho da BR 415 entre Itabuna-Ferradas, abrindo um vetor de crescimento urbano na zona oeste da cidade.
Azevedo defendeu ainda a construção do Centro de Convenções, o que facilitaria o fortalecimento de turismo de eventos, outra vocação de inata para Itabuna, que precisa de novos espaços para sua expansão urbana. Lembrou que a cidade pode também usar o espaço do Centro Comercial de Itabuna, uma área central e valorizada para um mega empreendimento empresarial.
Parceria
Ao destacar as participações de dirigentes do Sebrae, da ACI, da CDL, do Sindicom, Apemi, Ampesba, Grupo de Ação Comunitária e de outras entidades que se incorporaram à realização do seminário, o secretário Carlos Leahy destacou a necessidade de uma ação integrada da comunidade itabunense e do governo municipal para fortalecimento e expansão do comércio local, que continua atraindo investimentos.
Leahy enfatizou ainda, a importância de discutir as expectativas do segmento empresarial ouvindo técnicos ligados ao comércio, ao turismo e à construção civil: “A questão não passa apenas pelo debate da relação entre o poder público e a iniciativa privada, mas pela discussão de ideias para o futuro e estratégias de ação para 2011 e 2012, fortalecendo Itabuna como polo de comércio e serviços, que atrai cada vez mais um número crescente de consumidores da região”
O secretário defendeu ainda a formação de um comitê de empresários para implementar a execução de uma agenda a partir do seminário pois, “temos de pensar e trabalhar por Itabuna, bem acima dos limites partidários”.
O seminário teve como palestrantes o coordenador regional do Sebrae, Renato Lisboa, enfocando o potencial do polo de Itabuna, seguido de Fernando Cairo, superintendente do Jequitibá Plaza Shopping falando do investimento de R$ 38 milhões para a sua expansão; além do consultor Ariel Figueroa, abordando  estratégias para o turismo de negócios e os engenheiros civis, Nilson Oliveira, da Runna; Jorge Midlej, da FM Construtora e José Cláudio Muniz, da WA Engenharia mostrando o desenvolvimento de um setor com potencial na geração de emprego e na dinamização da economia local e regional. 
Também foi exibido um filme com depoimentos de empresários e  lideranças sobre a ação da Secretaria de Industria, Comércio e Turismo   e os investimentos em projetos de negócios na área comercial e industrial.

Texto: Kleber Torres - Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário