> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA:“Começar de Novo” visa transformar a cidade referência em limpeza urbana

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ITABUNA:“Começar de Novo” visa transformar a cidade referência em limpeza urbana

                 O Projeto Começar de Novo implementado através de uma parceria entre o governo municipal, Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça da Bahia e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, poderá transformar Itabuna numa referência em limpeza urbana.
A informação é do secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita que espera incorporar 109 detentos ao projeto ainda no início próximo ano. O grupo deverá atuar no trabalho da equipe padrão – que envolve poda, roçagem, retirada de árvores, capina, remoção de areia do meio-fio e limpeza de bocas de lobo - e de varrição de rua.
Vita explica que estes dois serviços foram desmembrados do contrato com a Construtora Marquise, que cuida agora do sistema de coleta de lixo - realizado por uma frota de seis compactores, duas caçambas, dois carros de menor porte e carroças utilizadas em áreas de difícil acesso – e da operacionalização do lixão, com uso de um trator D 55, uma retroescavadeira e uma caçamba.
Equipes
Para o diretor adjunto de Projetos e Engenharia da Sedur, que também coordena o Projeto Começar de Novo, Carlos Alberto Mendes Nascimento, a entrada do detentos na limpeza depende agora de uma série de analises realizadas através do Ministério Público, a quem cabe o acompanhamento do processo.
O grupo já recebeu treinamento de 21 dias e está habilitado para o trabalho de campo, recebendo cada detento uma ajuda de 75% do salário mínimo através da Prefeitura de Itabuna. O convênio será monitorado pelo Judiciário e pelo Ministério Público.
Ele explica que no caso da equipe padrão, a Marquise contava com uma equipe de 65 homens. Agora, o trabalho vem sendo realizado de forma improvisada com uma equipe de 18 pessoas, complementados por reforços da Sedur, com o deslocamento de servidores de outros setores.
Também vem sendo improvisado o trabalho de varrição de ruas, que era realizado por 65 homens da Marquise, supervisionados por um gerente geral, um coordenador de campo e mais cinco fiscais: “o problema é que em função dos limites constitucionais a prefeitura não pode admitir contratados, mesmo em caráter emergencial, até porque o gasto com salários está acima de 54% das receitas, uma decorrência da queda de arrecadação dos últimos anos”, argumentou.
Segundo Carlos Alberto, no momento este trabalho também vem sendo feito de forma provisória, com a mobilização de 15 trabalhadores atuando nas feiras, com o reforço de mais 20 servidores nos finais de semana e melhorias já observadas pelos feirantes.
O diretor-adjunto de Projetos e Engenharia da Sedur acredita que a situação só será normalizada com a entrada do grupo de detentos do Projeto Começar de Novo, o que vai permitir realizar com eficiência o trabalho da equipe padrão e de varrição: “o número de homens foi calculado em função da demanda dos serviços e vai permitir atender às demandas de toda a cidade de forma satisfatória. Com isso acredito que em menos de um ano Itabuna será uma referência em limpeza”, finalizou.

Texto: Kleber Torres - Fotos: Oswaldo Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário