> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA: A festa completa do interbairros 2010:CALIFÓRNIA CAMPEÃ !

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ITABUNA: A festa completa do interbairros 2010:CALIFÓRNIA CAMPEÃ !

  Uma manhã de domingo ensolarada e milhares de torcedores que lotaram o Estádio Luis Viana Filho em Itabuna. Foi nesse clima de alegria e muita expectativa que São Pedro e Califórnia, as finalistas do Campeonato Interbairros de Futebol 2010, entraram em campo. E  fizeram bonito. A equipe da Califórnia venceu por 2x1 o do São Pedro e conquistou o titulo de campeã.

“Foi um jogo difícil, com jogadas duras e muita marcação, mas  vencemos e é o que importa”, comemora Tibinha, que marcou o segundo gol que deu a vitoria à sua equipe. O atleta é o artilheiro da competição, ao lado de Touro Bandido, do time do Lomanto.
Quem abriu o placar foi Califórnia com o gol do meia Watson, já no finalzinho do primeiro tempo.  São Pedro empatou no inicio do segundo com o gol do pelo lateral direito Buzu. O título de campeão do Interbairros para a seleção da Califórnia chega após 10 anos da conquista do vice-campeonato. Já o bairro São Pedro foi campeão no ano de 2006.
Ao entregar os troféus de campeão e vice-campeão, as respectivas seleções, o prefeito Capitão Azevedo, que acompanhou a partida, ressaltou a importância de resgatar o Interbairros, considerado como um dos maiores eventos esportivos regionais. “É uma competição bonita, participativa, que tem o poder de reunir atletas, famílias e amigos num momento de alegria e descontração”.
Ele também elogiou o secretário de Esportes, Alcântara  Pellegrini e sua equipe e afirmou que “uma competição como essa, além de promover e engrandecer o futebol amador, é também um grande exemplo de cidadania. Todos estão de parabéns, desde os organizadores aos atleta que souberam fazer essa festa bonita”.    
“Sem duvida o campeonato foi uma das melhores coisas que aconteceram este ano em Itabuna, na área do esporte”, confirma Renilvado Teixeira, um dos árbitros que participou da competição.
Para a ex-atleta e atual assessora da Secretaria de Esportes, Dinamares Guimarães, o Interbairros foi muito mais do que uma simples competição. “Um evento de grande magnitude, que envolveu a participação de todas as classes sociais, promoveu a inclusão, trouxe alegria para milhares de famílias e valorizou o atleta. É daí que podem surgir futuros atletas profissionais”. Dinamares, ao lado de uma grande equipe de apoio acompanhou todas as partidas em campo, durante os seis meses de competição.
De olho no atleta
“Não tenho dúvida de que foi um grande sucesso. Foi um campeonato conduzido com competência, seriedade e boa organização. Os jogadores corresponderam e isso foi bonito de ver”, declarou o observador técnico Badú, já de olho em alguns dos atletas que mais se destacaram.
A estudante de Direito e torcedora Lorena Santos Almeida, também é da opinião de que o  evento promove o crescimento do esporte em Itabuna. “É uma porta de entrada para a socialização e  para o profissionalismo. Uma disputa saudável que conseguiu unir famílias e atletas em grandes momentos de lazer e entretenimento durante vários finais de semana”.
Desportista apaixonado, o torcedor Edson Cruz também acompanhou muitas partidas e resumiu o Interbairros como “uma das maiores e mais felizes propostas já criadas para o futebol amador em Itabuna”.
   Espírito competitivo
Para o repórter esportivo Aílson Ricardo, que fez a cobertura das partidas em campo, o campeonato deste ano foi diferenciado e bastante ousado. Os organizadores mexeram no regulamento,   permitindo a participação de mais jogadores do mesmo bairro de origem, o que, segundo ele, não apenas resgata o espírito competitivo, como também oportuniza maior participação e valorização das equipes e dos atletas.
O coordenador da competição, Paulo Roberto Rezende (Paulão), justifica a mudança no regulamento, lembrando que a decisão não foi da Secretaria de Esporte, mas dos próprios líderes de bairro, durante reunião que definiu o documento que norteou o Interbairros.
Ele acredita que foi melhor porque aumentou a participação do                                                                    
público nos campos e valorizou mais as equipes. “Temos certeza que no próximo ano a proposta será mais bem compreendida e recebida”.      
O melhor para o esporte
O secretário de Esportes, Alcântara Pellegrini diz que tem motivos de sobra para comemorar o sucesso do Interbairros.  Ele elogiou a participação efetiva das equipes e da torcida, o desempenho dos atletas, o desenrolar das partidas durante os seis meses e afirmou: “acredito que superou todas as expectativas   daquilo que planejamos. Estamos com a consciência tranquila porque procuramos dar o melhor para o esporte e para a comunidade”.
Ele também lembra algumas poucas ocorrências que surgiram durante alguma partida, mas nada que comprometesse a proposta do evento que é o de unir os bairros e promover o entretenimento entre todas as camadas.
Pellegrini aproveitou para anunciar a realização do campeonato do próximo ano e agradeceu as importantes parcerias com todos os que segundo ele, acreditaram e apoiaram o projeto. “É difícil citar todos os nomes de pessoas comuns, políticos, empresários e órgãos públicos que ajudaram e estiveram ao nosso lado nessa jornada. Só temos que agradecer a participação, o esforço, o apoio para que pudéssemos realizar esse grande evento”.
A festa para os melhores
Para homenagear “os melhores” (entre atletas e incentivadores) do Interbairros haverá uma grande festa na próxima quarta-feira (22), no clube da Usemi, a partir das 19 horas. No evento serão entregues homenageadas às seleções classificadas do primeiro ao quarto lugar, ao artilheiro e o goleiro menos vazado.
Os colaboradores serão homenageados emprestando seus nomes aos troféus e com a concessão de placas especiais. Todas as informações atualizadas, as estatísticas e as fotos, inclusive da última partida, já estão disponíveis no site da prefeitura -  http://www.blogger.com/esporte/interbairros/%22/%22 -
 Texto: Rosi Barreto - Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário