> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA>>Câmara de Vereadores:Exclusivo,Vereador VANE abre o jogo !

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ITABUNA>>Câmara de Vereadores:Exclusivo,Vereador VANE abre o jogo !

        Em conversa com o radialista Ney Guimarães hoje 14,às 19h(que apresenta o Programa Val de Mãe Rosa,juntamente com  Dernival da Silva(Val de Mãe Rosa) da Rádio jornal de Itabuna,que vai ao ar no sábado das 17 às 18 h,o vereador abriu o jogo e falou sobre o relatório da CEI(Comissão Especial de Inquérito) que investigou irregularidades na Câmara de Vereadores de Itabuna,denunciadas pelo atual presidente do Legislativo,o Loyola . Confira a conversa.  NG-Vereador Vane,o relatório conclusivo da CEI (Comissão Especial de Inquérito) que apurou irregularidades na Câmara de Vereadores foi entregue no último dia 10/12/10,e agora,o que podemos esperar? VANE-"O relatório da CEI foi muito conclusivo,mostra irregularidades,ou seja,todas as empresas de manutenção,portaria,limpeza,a prórpria empresa que foi contratada pra fazer o serviço de divulgação da Câmara.Todas elas estavam trabalhando de maneira irregular,então isso é muito grave,mas elas prestavam serviço,claro que prestavam,e também as consignações,nós chegamos a 50 nomes de pessoas que tomaram empréstimos acima da margem permitida.Então,na realidade,havia uma impressão da sociedade de Itabuna de que a CEI não ia chegar a nada,que ia terminar em pizza,e eu digo não com alegria porque eu gostaria que a câmara não tivesse passando  por esse episódio ruim.Mas na realidade,a CEI comprovou todas essas irregularidades,e nós mandamos tudo para o Ministério Público,então o que a câmara pode fazer ela fez na questão da investigação,e na questão da conclusão da CEI.De agora em diante,é uma questão de justiça,é uma questão do MP,nós encaminhamos uma cópia à OAB,o Tribunal de Contas também recebeu uma cópia,de agora em diante é competência do MP fazer outros desdobramentos e chegar a conclusão de punição dos culpados."NG-O senhor acredita que haverá punição para os envolvidos?VANE-"Eu tenho certeza que sim!O que a CEI já chegou,ela já prevê punições sim,uma vez indo pra o MP,no caso a justiça,quem realmente pode enquadrar em várias leis,eu não tenho dúvidas de que teremos desdobramentos e as pessoas que realmente erraram com certeza serão punidas,não tenho dúvidas disto."NG-Porque tanta demora para entregar o relatório da CEI?VANE-"Infelizmente houve essa demora,esse desgaste,pra mim particularmente foi muito ruim,isso não partiu de mim,e sim de uma certa burocracia na Câmara,na Secretaria  Paralamentar por conta de muito trabalho,em juntar todos os autos da CEI.O nosso trabalho foi muito bem feito,nós tivemos áudio,muitos anexos,e documentação foram acrescentadas,houve uma demora na questão burocrática dessa entrega por conta do acúmulo dos trabalhos.O que posso dizer com toda segurança é que o relatório" foi "da mesma forma como foi aprovado,tudo seguiu 100% conforme encerrou-se a CEI."  NG-O senhor também acredita que a atual Câmara de Vereadores está com a imagem desgastada perante ao povo de Itabuna?VANE-"Com certeza! A prória Câmara tem se desgastado né,por conta do ocorrido e por conta de denúncias,as vezes infundadas que parte ali da Câmara,essa questão agora da eleição da mesa,tem uma eleição,derruba uma eleição,volta outra eleição.Na realidade a sociedade tem toda razão,a Câmara está desgastada,eu espero e acredito muito que no ano que vem,no próximo biênio 2011-2012 a Câmara possa sair dessa situação de descrédito com a sociedade e fazer o papel que a ela é atribuido e dado né,pela comunidade."  NG-A Câmara de Vereadores hoje tem dois presidentes(Roberto de Souza e Ruy MAchado).Qual dos dois assume em 1º de janeiro de 2011? VANE-"Sinceramente,como não houve acordos,como o pessoal não parou,isso era pra ser discutido com a Câmara,sentar,ter bom senso.Infelizmente não existe bom senso hoje na Câmara,eu tentei conversar,chamei mais alguns vereadores,mas não existe esse bom senso de sentar,analisar,infelizmente ao meu ver que vai resolver isso é a justiça,e ai realmente eu não sei o que pode acontecer,qual das duas,qual dois doi presidentes vai assumir ou se a prórpria justiça mandar fazer outra eleição,pode aontecer isso."NG-O porque a realização de uma nova eleiçao em 2010,se os vereadores já tinham escolhido o novo presidente Roberto de Souza em 2009?VANE-"Exatamente isso,foi feito antecipadamente mas um grupo de vereadores acharam que houve erro,entraram com requerimento e derrubaram a primeira eleição,aí marcaram outra eleição para o dia 30/11,houve outra eleição,mais uma vez um grupo de vereadores acharam que estava irregular e que derrubaram denovo,então agente não entende.Isso não parte de todos vereadores,eu tive participação na eleição do segundo biênio 2011-2012.Essa foi minha decisão,não voltei atrás.Mas vereadores voltaram atrás,depois derrubaram,voltaram atrás denovo.Está nessa confusão que é muito ruim."NG-O senhor acredita que o povo de Itabuna ainda deve confiar nos atuais vereadores?VANE-"Eu digo por mim viu Ney,as pessoas que me conhece,sabem do meu trabalho,com sinceridade as pessoas que confiavam em mim continuam confiando,eu não tenho dúvida disso.Tenho recebido muitas manifestações das pessoas,que me conece,até você mesmo que vai lá na câmara você sabe do nosso trabalho,e não é só eu que tem tido um trabalho certo,que tem tido um trabalho digno,que tem defendido a sociedade,lutamos contra o código tributário,temos lutado pela estadualização do HBLEM,que ao meu ver é a solução na minha maneira de ver.Então temos feito vários trabalhos,agora mesmo no orçamento apresentamos diversas emendas.O vereador Vane tem feito o seu trabalho,então eu respondo por mim,tenho certeza que a grande maioria que votou no vereador Vane não estão decepcionadas.NG-Com relação ao MP,o senhor acredita que após a entrega do relatório algo novo pode acontecer?"Eu não tenho dúvida Ney! Primeiro que a CEI já foi contundente,não é que agente entregou ao MP,não,nós ja detectamos quatro empresas irregulares,aproximadamente 50 pessoas que estão envolvidas de alguma maneira,com emprestimo consignado de maneira ilegal,então não chegamos ontem a essa conclusão,nós ja mandamos para o MP,aí é qustão de justiça.O que eu tenho certeza é que a conclusão da CEI foi categórica,não terminou em pizza,as pessoas foram indiciadas,pessoas terão que responder na justiça,isso já é fruto da CEI,agora o relatório que nós levamos ao MP,e os outos que foram entregues com certeza terá outro desdobramento,não tenho dúvidas disso."NG-Segundo fontes não oficiais o vereador Loyola diz  que:"Se eu cair todo mundo cai junto".O que o senho tem dizer sobre esta declaração? VANE-"Eu não me preocupo com as declarações de Loyola entendeu,uma hora é uma coisa,outra hora e outra.Se ele acha que vai cair,já está se condenando,aí agora ele vai ter que mostrar porque as outras pessoas vão cair.Ele quando denunciou Ney,ele denunciou dois vereadores,quando ele falou que havia uma formação de uma quadrilha na Câmara,ele denunciou apenas dois vereadores,então agora ele diz que se ele cair leva,deixa ver,se ele cair é porque ele deve ter alguma coisa errada.O vereador Vane tá tranquilo,sossegado,na realidade não estou aqui pra acusar ninguém,nunca foi do meu feitio nem é da minha personalidade ficar acusando A e B,acho que isso é temerário,agora eu estou muito tranquilo com relação a isso,o trabalho foi realizado,a vida do vererador Vane está aberta,está lá na câmara e tenho certeza que nunca participei de nada irregular,nunca participei de nada que envergonhasse a minha conduta,estou totalmente tranquilo com relação a isso e tenho certeza que muitos vereadores não participaram de absolutamente nada." NG-É verdade que o vereador está de partida para o PSC ou PPS? VANE-"Não,não,não.Eu tenho tido convite de muitos partidos,mas eu não tomei nenhuma decisão,no momento continuo no PT.Nós vamos ver em 2011,a possibilidade de tentarmos quem sabe,uma posição maior,isso claro dentro da nossas reais possibilidades.Não tenho hoje uma confirmação de minha saída do PT.Pelo contrário,tenho até me aproximado mais do partido.NG-Posição maior quer dizer o que? VANE-"Falasse muito Ney,eu já fui convidado oficialmente por outros partidos a sair candidato a prefeito em 2012,eu sou uma pessoa muito pé no chão,eu não respondi nada a ninguém,o que eu to te falando é verdade.Exatamente essa pretenção destes dois partidos,diante da manifestação da sociedade de Itabuna agente vai avaliar isso,vamos ver se isso tem fundamento,se tem alguma base,enfim,agente pode tomar uma decisão em 2011,agora no momento é muito cedo ainda.Ano que vem eu vou decidir "minha vida",se vou ser candidato a vereador,se vou sair candidato a alguma coisa,vai depender da conjuntura do ano que vem e claro das nossas possibilidades reais".NG-Fontes quentissímas afirmam que o senhor é um "virtual candidato a prefito em 2012,o senhor confirma? VANE-"Eu digo pa você Ney,você que me conhece um pouco,as pessoas que me conhece,eu procuro ser sempre sincero nas minhas colocações.Eu nunca disse a ninguém que eu era candidato,é isso que tá me deixando assim um pouco surpreso,você nao vai encontrar uma pessoa na cidade de Itabuna que eu tenha declarado  ou pedido apoio pra ser prefeito de Itabuna.Os partidos que tem me convidado e a sociedade também,o pessoal da igreja católica,os evangélicos,muitas pessoas que me conhece tem feito isso.Isto tem crescido,então eu vou fazer um avaliação se isso realmente e coisa de momento ou se isso procede,se a gente ver que tem possibilidade,que isso é uma coisa que a sociedade queira,claro que a gente vai tomar uma decisão.Ao meu ver o que Itabuna precisa é de um novo modelo de administração,o que ta posto ai tem levado a nossa cidade a uma situação deprimente.A nosso cidade em vez de avançar,regridiu nos últimos anos,eu sinto que a gente precisa fazer parte de um grupo que tenha um novo modelo administrativo pra nossa cidade,eu quero fazer parte desse grupo."NG-A mensagem que o senhor deixa para os Itabunenses? VANE- "Desejo nesse momento,um ano novo que tá chegando,que as pessoas façam uma meditação,que possam se aproximar de Deus,procurem se aproximar do seu filho,se aproximar de Jesus Cristo aquele que não falha,aquel que não faz promessa mas cumpre,e dizer Ney que o nosso trabalho na câmara eu não tenho do que me envergonhar,sou hoemem,não sou perfeito mas não tenho do que me envergonhar,as pessoas que tem votado em mim tem tido esta satisfação.Volto a falar do nosso trabalho do Renascer,que completa 20 anos,um trabalho de luta pra salvar tantos jovens que se envolvem na droga,e esse ano através do projeto da Petrobrás,abrimos escolinha de música,escolinha de futebol,capoeira,salão,informática,pena que poucas pessoas divulgam isso.Temos feito um trabalho muito importante junto ao Renascer,isso nos deixa muito feliz,em saber que estamos fazendo nosso papel que a cidade de Itabuna nos delegou,completou Vane."

Nenhum comentário:

Postar um comentário