> TABOCAS NOTICIAS : ESPORTE:Santos 'usa' Atlético-PR para tirar atletas do ostracismo

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ESPORTE:Santos 'usa' Atlético-PR para tirar atletas do ostracismo

Maikon Leite volta após cumprir suspensão (Crédito: Carlos Costa) Maikon Leite, emprestado no meio deste ano, foi o último a ser reabilitado pelo Furacão (Foto: Carlos Costa)
Klaus Richmond e Marcelo Hazan
Santos (SP)
Wesley, Maikon Leite e Madson. O que esses três jogadores têm em comum? O torcedor mais atento com certeza já sabe: todos foram emprestados ao Atlético-PR, clube que tem funcionado como uma espécie de reabilitador dos santistas. Na prática, um "Centro de Apoio ao Santos" (CAPS).
O caso mais recente é o do meia Madson, confirmado oficialmente como reforço do Furacão. Antes de ir, o atleta conversou com Maikon Leite, que acaba de retornar de lá.
– Dei boa sorte a ele. Vai explodir lá com certeza, porque é bom de bola. Na hora que ele entrar no verdinho (gramado) já sabe o que fazer. Só disse a ele que é um ótimo clube, com uma estrutura fantástica – revelou o atacante.
Se Madson repetir os exemplos dos dois antecessores, tem tudo para dar certo. Depois de sofrer duas graves lesões no joelho direito, Maikon Leite se recuperou e deu a volta por cima durante os seis meses em que atuou pelo Atlético-PR.
Agora, o pensamento do jogador, que inclusive é cobiçado por Palmeiras e Corinthians, rivais do Peixe, é de voltar a atuar com a camisa do Alvinegro em 2011.
O jogador acabou seguindo o mesmo caminho de outro Menino da Vila: Wesley. Completamente desacreditado na Vila Belmiro, em 2008, ele foi emprestado durante a temporada de 2009 ao Furacão.
Por lá, reinventou seu futebol, com a ajuda do então técnico Antônio Lopes, e descobriu que a sua verdadeira aptidão em campo era como volante, e não como meia-atacante, função exercida anteriormente.
De volta ao Peixe em 2010, foi fundamental nas campanhas dos títulos do Paulistão e da Copa do Brasil, para depois ser vendido ao Werder Bremen (ALE).
Mas para todos estes casos positivos entre Santos e CAPS se confirmarem, um dirigente teve participação decisiva. Ex-gerente de futebol do Alvinegro, Ocimar Bolicenho é o diretor de futebol do Atlético-PR e ajuda a fazer a ponte entre os clubes (ver mais ao lado).
Se o CAPS seguir a rotina, a torcida pode criar expectativas por um Maikon Leite renovado em 2011 e um Madson muito melhor em 2012.
Eles foram recuperados pelo Furacão...
Wesley
Foi lançado em 2008, por Leão, mas perdeu espaço após a queda do técnico. Pouco aproveitado por Vagner Mancini, o Santos optou por emprestá-lo. Na ocasião, quem tratou da situação foi Ocimar Bolicenho, então gerente de futebol do Peixe e hoje diretor de futebol do Atlético-PR. Meia recuperou o bom futebol no Furacão, com Antônio Lopes, e voltou para ser titular absoluto de Dorival Júnior no Santos. Valorizado, foi vendido por 10 milhões de euros (R$ 22,6 milhões) e chegou à Seleção.
Maikon Leite
Após sofrer duas sérias lesões nos joelhos, atacante, que chegou ao clube em 2008, não teve muito espaço no seu retorno. Com Dorival Júnior, jogou pouco e, com um problema de renovação contratual com o clube, acabou emprestado para o Atlético-PR. No clube paranaense, chegou e logo conquistou a titularidade. Ao todo, foram 21 jogos e quatro gols marcados pelo Furacão. Também ficou valorizado e é desejado por rivais como Corinthians e Palmeiras, além do próprio Atlético-PR.
Com a palavra: Ocimar Bolicenho - Diretor de futebol do Atlético-PR
"O Santos tem atletas de muita qualidade"
"Não tem porque ser o Santos, isso ocorre simplesmente pois eles possuem jogadores de muita qualidade, que desejamos. É uma via de duas mãos. O Madson, por exemplo, eu já havia tentado trazê-lo no meio do ano e agora consegui concretizar. Quando estava no Santos, nos seis meses em que trabalhei, não teve nenhum desvio comportamental. Aqui, tenho certeza que será a mesma coisa. O Maikon é outro que já está totalmente recuperado, pronto para qualquer equipe brasileira, enquanto a situação do Wesley foi totalmente particular, pois fui eu que o emprestei ao Atlético e por ironia do destino vim para cá. Ele voltou para o Santos já na condição de titular".
Bate-Bola: Maikon Leite - Atacante do Santos
Existe algum motivo para esse 'estágio' dos santistas no Atlético-PR dar tão certo?É a vontade de jogar de cada um. O Wesley foi para lá e aproveitou as chances e eu fiz a mesma coisa. Quando você tem uma sequência, cresce de produção. O Madson dará certo por lá também.
Então você acha que acertou ao ser emprestado?Demais, hoje estou mais feliz do que nunca.
Qual a diferença entre a passagem pelo Atlético e Santos??As diferenças são poucas. São duas grandes equipes e lá fui bem recebido. O que se tornou essencial foi o fato de eu ter criado uma identificação muito forte com os torcedores, isso me ajudou muito. Mas, entre clubes, é pouca a diferença.
E para 2011, qual a expectativa que você tem?Quero colocar mais um pedaço da minha história aqui no Santos. Espero que o time ganhe tudo no ano que vem, pois terá elenco para isso.
E a renovação?Meu contrato acaba no meio do ano, mas a preferência é do Santos, já deixei bem claro.    http://msn.lancenet.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário