> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA:Moradores elogiam feira de saúde na Mangabinha

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ITABUNA:Moradores elogiam feira de saúde na Mangabinha

Os moradores do bairro da Mangabinha responderam bem à iniciativa dos profissionais da Unidade Básica de Saúde Nilton Ramos (UBS), que promoveram a 1ª. Feira de Saúde do bairro, com o tema “Prevenir para viver melhor”. Foi durante a sexta-feira 19, que enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e estagiários prestaram vários serviços de prevenção e promoção à saúde, além de orientação e encaminhamento para exames mais completos.
Para o operário Salésio Silva Borges, um evento importante e benéfico à comunidade como esse deveria ser realizado mais vezes. “É muito bom para as familais e principalmente para quem não tem tempo de cuidar da saúde ou se consultar com freqüência”. Salésio aproveitou para atualizar suas vacinas.
“A proposta da feira é ampla, como por exemplo, mostrar a população que a UBS está presente na comunidade, os serviços que são oferecidos, orientar sobre os cuidados com a saúde e a triagem por meio de testes onde são detectados algum tipo de doença. Mas, o mais importante é a  promoção e prevenção à saúde”, explicou a enfermeira e uma das coordenadoras da feira, Maricélia Braga.
Durante o dia, foram proferidas palestras educativas com a participação de soldados do Corpo de Bombeiros, fisioterapeuta, agentes comunitários e enfermeiros que falaram sobre temas diversos ligados à saúde, como prevenção de acidentes domésticos, os cuidados com a higiene, a saúde bucal e a importância de exames rotineiros para detectação precoce das doenças.
Promoção à saúde
Nos vários estandes armados na praça principal do bairro, os moradores tiveram oportunidade de aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia, de HIV, atualizar vacinação. Todos foram orientados sobre como evitar doenças como as DST e a dengue.
“O mais importante do evento, além da promoção à saúde, é a interação entre os profissionais de saúde e a comunidade que respondeu bem ao chamado”, justificou a enfermeira Márcia Brito, da UBS Nilton Ramos que também coordenou o evento.

Créditos: Texto: Rosi Barreto – Fotos Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário