> TABOCAS NOTICIAS : Campanha e capacitação marcam Dia Nacional de Combate à Sífilis

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Campanha e capacitação marcam Dia Nacional de Combate à Sífilis

Sensibilizar o público masculino para a necessidade do diagnóstico precoce e tratamento imediato da Sífilis é o principal objetivo da campanha que a Coordenação Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), através do Centro de Referência Dr. Júlio Brito, promove neste sábado(16), para marcar o Dia Nacional de Combate a Sífilis em Itabuna.
    Neste dia, técnicos do Centro de Referência com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e voluntários do Grupo Humanos e Gapa estarão atuando das 8 às 14 horas num stand instalado na Praça Adami, área central da cidade, com ações de panfletagem e realização do exame rápido de identificação de pacientes com Sífilis, o teste VDRL (Venereal Disease Research Laboratory).
A exemplo do que ocorreu em 2009, este ano a Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis - Regional Bahia (Sbdst/BA) tem no público masculino o alvo para o Dia Nacional  de Combate à Sífilis, repetindo o tema: Homem: faça o exame da Sífilis. Segundo a coordenadora municipal de DST/Aids, enfermeira Maria Vitória Ramos Gonçalves, após avaliar os resultados da campanha realizada no ano passado, a Sociedade Brasileira de DST percebeu ainda muita resistência por parte dos homens em realizar o teste.
“Portanto, estaremos intensificando as ações de sensibilização, visando conscientizar os homens da importância do teste e do tratamento da doença, que deve ser buscado somente nas unidades de saúde”, afirma Vitória.
A programação da Campanha terá continuidade no dias 26 e 27 deste mês de outubro, com a Capacitação e Oficina sobre Transmissão Vertical do HIV/Aids e Sífilis Congênita para os profissionais médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de saúde da rede básica de atendimento de Itabuna e de municípios da área de atuação da 7ª Diretoria Regional de Saúde (7ª Dires).  A capacitação será realizada no espaço Palace Hall.
O que é a Sífilis
É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa.
O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença. Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes no 1º trimestre da gestação, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.
O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.
_____________________________________________________________________
SAGCS/PMI - Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Vinícius Borges– 13/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário